Realizou-se, no dia 19 de janeiro, a fase escolar da 10.ª edição das Olimpíadas da Geologia – OPG 2024, promovidas pela Sociedade Geológica de Portugal (SGP), com o apoio do Ministério de Educação e Ciência, da generalidade das Universidades Portuguesas, da Agência e Rede Ciência Viva e da International Geoscience Educational Organization.
Esta iniciativa, que se destina apenas a alunos do 11º ano de escolaridade, tem entre outros objetivos: dinamizar o estudo e ensino da Geologia nos níveis de ensino pré-universitários, particularmente no Ensino Secundário; incentivar e desenvolver o gosto pela Geologia nos alunos do Ensino Secundário; despertar o interesse pela Geologia e divulgá-la como Ciência e proporcionar a aproximação entre as Escolas, ou Agrupamentos de Escolas, daqueles níveis de ensino e as Universidades com departamentos na área da Geologia, Ciências da Terra ou Geociências.

Estiveram presentes 21 alunos da turma A do 11º ano, inscritos na disciplina de Biologia e Geologia. Os três alunos com melhor pontuação irão participar na fase regional destas Olimpíadas, que decorrerá no dia 16 de março, em Coimbra em local ainda por definir.

Os alunos selecionados para a fase regional são:
– Jenna Lovell, que ficou em 1.ª lugar;
_ Carolina Simões, que ficou em 2.ª lugar;
– Carolina Rodrigues, que ficou em 3.ª lugar;
– Maria João Quintas, que ficou em 3.ª lugar;
– Sara Gomes, que ficou em 4º lugar.

Agradecemos e damos os parabéns a todos os alunos participantes! Desejamos boa sorte aos que passaram à próxima fase!

A Professora responsável,
Fernanda Filipe