No âmbito da comemoração do primeiro dia internacional da Matemática, aprovado na 40.ª Assembleia Geral da UNESCO, irá decorrer de 12 a 14 de março, na Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 3º ciclo, no âmbito da disciplina de Matemática subordinada ao tema “ O π“.
Conforme divulgado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, entidade portuguesa que se associou a este projeto, a escolha do dia 14 de março justifica-se por “Na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos da expansão decimal do número pi. Esta é a única combinação das três primeiras casas decimais de pi que podem referir-se a uma data, já que o dia 31 de abril não existe. Por razões históricas, não existe nada nem ninguém que possa simbolizar mais o caráter universal da Matemática do que este número. Para além desse facto, já existe uma tradição – a que Portugal não foge – de celebrar neste dia o “dia do pi” com a organização de atividades matemáticas diversas.”