No âmbito de Educação para a Cidadania os alunos do 8ºA e do 9ºA no dia 10 de dezembro assinalaram os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos recriando cada um os direitos através de uma ilustração e representando a Árvore dos Direitos Humanos. Para a consecução da atividade os alunos do 9ºA tiveram a colaboração de várias instituições locais, nomeadamente a Câmara Municipal, os Bombeiros Municipais, a GNR, a Santa Casa bem como de vários elementos da comunidade educativa, a Direção, as Psicólogas, a Associação de Estudantes a Associação de Pais, os Funcionários e as professoras de Educação para a Cidadania. O delegado e a subdelegada do 9ºA leram aos presentes um pequeno texto sobre a atualidade e a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Mensagem à comunidade Educativa

A Declaração Universal dos Direitos Humanos  foi elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo e foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de dezembro de 1948. Assim se reconhecia, três anos após os horrores da 2ª Guerra Mundial, não só a igual dignidade de todos os seres humanos, como também o papel essencial a desempenhar pela educação na promoção desses direitos e responsabilidades.

Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Organização das Nações Unidas definiu 30 direitos e liberdades inalienáveis, indivisíveis, intransferíveis e que não podem ser dissociados do indivíduo enquanto pessoa. Desde sua adoção, a Declaração foi traduzida para mais de 200 idiomas e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias nomeadamente a portuguesa.

No entanto, 70 anos depois da sua proclamação muitos são os medos face ao rumo que o mundo está a tomar. Cada vez mais movimentos extremistas e governos ditatoriais sujeitam as pessoas a violências horríveis. Cada vez mais guerras e privações tiram famílias das suas casas. Mensagens de intolerância e de ódio atormentam cada vez mais a sociedade. Fome, pobreza, genocídio, descriminação, tortura, aprisionamento, falta de abrigo, de cuidados de saúde, de educação e de trabalho afetam mais pessoas hoje do que em qualquer momento da história da humanidade.

É urgente impor limites.

A mudança começa com cada um de nós. Todos podemos e devemos fazer algo para defender os direitos humanos no trabalho, na escola, na rua ou onde quer que estejamos. Nós cidadãos, devemos manifestar-nos por mais humanidade, pelo respeito e cumprimento da declaração Universal dos Direitos Humanos.

A turma do  9ºA