Na airosa e fresca manhã do dia 7 de novembro, os alunos do 12ºA acompanhados pelas professoras Manuela Carvalho, Amália Graça e Ana Valente visitaram o Museu Cargaleiro, no âmbito das temáticas do Modernismo e das Correntes de Vanguarda estudadas nas disciplinas de História A, Português e Artes e Técnicas, uma verdadeira articulação curricular.
O Museu está distribuído por dois edifícios. No edifício mais antigo, um solar do século XVIII, está exposta a coleção de cerâmica “Ratinha” e “Triana” doada pelo artista Manuel Cargaleiro. Representa a cultura popular local, são pratos grotescos levados pelos beirões quando iam para as ceifas do Alentejo, no século passado.
No núcleo contemporâneo, inaugurado em 2011, os visitantes puderam ver duzentas obras da autoria do Mestre Cargaleiro, entre peças de cerâmica, pintura, escultura, azulejos e tapeçaria e ainda obras de outros artistas contemporâneos, como Pablo Picasso, Almada Negreiros, Vieira da Silva, Mário de Sá Carneiro, entre outros.
As obras de arte expostas surpreenderam os visitantes pela cor, força, qualidade e diversidade, desde o surrealismo, dadaísmo, minimalismo, abstracionismo geométrico e cubismo.
Os visitantes puderam ainda participar num workshop de pintura de azulejos onde deram asas à sua imaginação e pintaram verdadeiras “obras de arte”.
Mas, o importante é aprender a amar a arte, qualquer tipo de arte e fazer dela a nossa energia e alegria.

Professora Manuela Carvalho