A nossa escola foi distinguida com o selo “escola Amiga da Criança”

A nossa escola foi distinguida com o selo “Escola Amiga da Criança” na categoria de Cidadania e Inclusão, com o projeto “NÓS EM REDE…com os Direitos das Crianças”. Este projeto teve como objetivo geral sensibilizar a comunidade educativa para a promoção e proteção dos Direitos das Crianças através da arte azulejar.

Esta distinção trata-se de uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da Leya Educação e do psicólogo Eduardo Sá e tem por objetivo distinguir escolas que concebem e concretizam ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente partilhar boas práticas.

Lançado o desafio, as docentes de Educação Especial da Escola Secundária candidataram o projeto à 3ª edição da “Escola Amiga” e, de entre as 3800 escolas candidatas, a nossa foi uma das 1000 distinguidas. Esta candidatura visou a partilha de Boas Práticas no nosso Agrupamento, no que respeita aos Direitos das Crianças (atividade que já se realiza há mais de uma década), surgindo como mais uma oportunidade para defender e promover os direitos das crianças de todo o mundo, ao mesmo tempo que proporcionou momentos de socialização e de alegria entre crianças e jovens.

O projeto distinguindo constava do Plano Anual de Atividades do nosso Agrupamento de Escolas, ano letivo de 2019/2020 e teve como proponentes as professoras de Educação Especial, contando com a colaboração da coordenadora do projeto de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, das Educadoras de Infância, do Representante da Educação na CPCJ de Figueiró dos Vinhos, dos alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, do 1º CEB ao Ensino Secundário e dos alunos do pré escolar, em articulação com a Biblioteca Escolar.

As professoras
Ana Paula Guiomar