Darwin em Portugal e nos portugueses em datas …
12 de fevereiro, 213 anos após o seu nascimento

Um reconhecimento da turma A do 11º ano e da sua professora de Biologia e Geologia, Fernanda Filipe

Charles Darwin (1809–1882) foi um naturalista inglês, autor do livro “A Origem das Espécies”. Formulou a teoria da evolução das espécies, anteviu os mecanismos genéticos e fundou a biologia moderna. É considerado o pai da “Teoria da Evolução das Espécies”.

Embarcou a 27 de Dezembro de 1831,no “Beagle” a partir de Devonport para uma viagem que deveria durar três anos mas que se prolongará por cinco.

A 4 de Janeiro de 1832, o “Beagle” passou ao largo da costa de Porto Santo mas o mau tempo não permitiu que a embarcação ancorasse. “Estava tão doente que nem sequer me pude levantar para ver a Madeira”, anota no seu diário de bordo.
A última escala (regresso), foi também em território português, na Ilha Terceira, Açores, onde Darwin se manteve seis dias a fazer explorações geológicas.
Darwin escreveu nos seus diários que “gostara “imenso” da visita, mas que não encontrara “nada digno de registo”.

1859 – “A Origem das Espécies” foi publicado em Inglaterra

A ciência em Portugal desenvolveu-se extraordinariamente no século XIX, pois a riqueza deixou de vir da conquista e do comércio para passar a vir da indústria e dos serviços, ambos os setores baseados no conhecimento.

1865 – a Teoria da Evolução chegou a Portugal pela mão de Júlio Henriques, botânico da Universidade de Coimbra. Tratou o tema na sua tese de doutoramento “As espécies são mudáveis?”

1866 – Jaime Batalha Reis, um amigo de Eça de Queirós e de Antero de Quental, apresentou em Lisboa uma tese de agronomia na qual referia Darwin.

1880 – Arruda Furtado, um evolucionista Açoreano (1854-1887) correspondeu-se várias vezes com Darwin, em cartas onde o naturalista português pedia conselhos e orientação científica, colocava dúvidas e expressava admiração pelo seu interlocutor. Darwin, por sua vez, também expressava admiração pelo afinco do autodidata com quem se correspondia.
A correspondência parou por causa da doença de Darwin, que faleceu em abril de 1882. Arruda Furtado viria a falecer cinco anos mais tarde, em 1887, de tuberculose.

No final do século XIX, Júlio de Matos e Miguel Bombarda propagandearam o evolucionismo, incluindo a sua aplicação à história humana, embora nem sempre seguindo a linha de Darwin (Bombarda, por exemplo, era contra a seleção natural).

Antero de Quental, cuja filosofia beneficiou de forte influência da teoria de Darwin, escreveu por volta de 1881 um soneto intitulado “Evolução”.
Eça de Queirós descreve o espírito da época ao pôr um personagem de “Os Maias”, (1888), a chamar “besta” a Darwin :
“Queres que te diga o que penso do Darwin? É uma besta… Ora aí tens. Dá cá a garrafa”.
A tradução portuguesa de “Origem das Espécies” só chegou ao nosso país, no entanto, em 1913 …
… 54 anos após a primeira publicação em Inglaterra!!!