No passado dia 13 de maio realizou-se uma visita de estudo às Ruínas de Conímbriga, Museu PO.RO.S e Buracas do Casmilo, com os alunos da Turma B, do 10º ano de escolaridade.
A referida visita foi promovida pelos docentes de Geografia A, e História A, Filosofia e Educação Física com o intuito de permitir aos alunos contactar com as diversas áreas do saber em situações de ensino não formal, constituindo um DAC. Assim, além da concretização de algumas aprendizagens específicas de cada disciplina, nomeadamente sobre o pragmatismo da cultura romana, a necessidade de contacto in situ com dados históricos da Roma Antiga, a geomorfologia e a flora dos relevos cársicos do Maciço de Sicó, a relação da Filosofia Antiga com a Filosofia Atual e cultura desportiva ao longo dos tempo.
Foram ainda desenvolvidas aprendizagens transversais como sensibilizar os discentes para os valores promotores de uma Educação para a Cidadania, tais como a promoção da solidariedade, cooperação e sociabilidade entre os mesmos; a formulação e comunicação de opiniões críticas, cientificamente fundamentadas, a promoção e o desenvolvimento de competências que permitam a problematização de relações entre o passado e o presente, a natureza e o homem e a interpretação crítica e fundamentada do mundo atual. O percurso pelo Vale das Buracas serviu de base para a elaboração de um Eco-Trilho que foi a concurso nacional no Programa Eco-Escolas.
Na avaliação realizada à referida visita de estudo, salienta-se o facto de os alunos do Curso de Línguas e Humanidades terem sido guias na visita às Ruínas de Conímbriga, no seguimento do trabalho realizado em sala de aula, pelo que estão de parabéns. No geral, os alunos revelaram-se bastante satisfeitos com o desenvolvimento das atividades in situ e ao elaborarem um Mural evidenciador desta atividade.
Os Docentes dinamizadores felicitam os alunos pelo seu envolvimento e empenho nesta atividade.

Ana Isidoro
Dulce Paiva
Paula Carvalho
Pedro Saraiva