Dia Mundial da Filosofia – 21 de novembro de 2022

No nosso Agrupamento comemorou-se, no dia 21 de novembro, mais um Dia Mundial da Filosofia.
Este dia pertence a todos aqueles que cuidam da filosofia e a apreciam e por isso, uma vez mais, O Grupo de Filosofia, em articulação com o Projeto Cultural de Escola, o GICA e a Biblioteca Escolar, assinalou esta data, na Escola Básica e Secundária do AEFV, estimulando os alunos do Ensino Secundário (10º, 11º ano e até alguns alunos do 12º ano) a desenvolverem o seu espírito crítico e a construírem pensamentos autónomos.
E como concretizaram este desafio?
Orientados pelo mote, Os Caminhos da Filosofia, foram desenvolvidas várias atividades tais como:
Filosofia para dois (sketch dos Mounty Python); Alegoria da Caverna (texto de Platão, seguido da projeção da banda desenhada de Maurício de Sousa); alusão ao Dia Mundial da Televisão; visita à exposição sobre os movimentos estudantis e debate sobre a sua importância no passado, no presente e no futuro e sobre o problema da informação/desinformação.
O intuito desta comemoração relacionou-se com a sensibilização para necessidade dos alunos desenvolverem as suas capacidades problematizadoras e argumentativas sobre diversos aspetos da atualidade, nomeadamente os Direitos Humanos.
Esta atividade, para além de chamar os alunos a exercitarem o pensamento crítico, também contribuiu para o desenvolvimento de competências consideradas imprescindíveis à construção de uma cidadania ativa, através da sua cooperação e interação.

21 de novembro de 2022
Docentes do Grupo 410 ( Dulce Paiva e Paulo Sá)