Toda a mensagem do Dia Mundial da Água a 22 de março e de todo o ano de 2023, está enquadrada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 – ODS6 – Água e Saneamento para TODOS até 2030. Cumprir com o ODS6 é garantir acesso a água limpa e resguardada de fontes de poluição e é garantir que o ciclo da água se cumpre com equilíbrio. A resposta à crise hídrica e sanitária é central no enfrentar de problemas globais relacionados com a saúde, a sustentabilidade ambiental, o progresso económico, a igualdade, a paz e a segurança dos países e das suas comunidades.
Be the change, foi o mote da campanha deste ano e incentivou novas posturas individuais, políticas, empresariais, para enfrentar esta crise global e que não pode esquecer os 2,2 mil milhões de pessoas que vivem sem acesso a água potável.
A turma A do 9º ano sob a orientação da professora Fernanda Filipe, elaborou um calendário a que chamou “O advento dá água” no qual tentou ilustrar a presença da água nos subsistemas do nosso planeta Terra: biosfera, hidrosfera, geosfera e atmosfera.
Na imagem surge o desenho de uma ave – um Beija-Flor e faz-se a alusão à fábula do Beija-flor:
Era uma vez uma floresta, onde deflagrou um grande incêndio. Todos os animais fugiram preocupados em salvar as suas próprias vidas. Ficaram à beira do fogo, observando as chamas, com terror e tristeza.
Por cima das suas cabeças, um pequeno beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram-lhe o que estava a fazer:
– Estou a voar até ao lago para ir buscar água e a usá-la no combate ao fogo.
Os animais riram e com ironia exclamaram:
– Isso é uma loucura! Não vais conseguir apagar o incêndio!
E o beija-flor replicou:
– Eu estou a fazer apenas aquilo que posso e consigo fazer.
O Beija-flor tentou responder ao problema transportando gotas no seu bico e procurou agir assumindo a mudança que deseja ver no mundo. Queres seguir o exemplo do Beija-flor que não desistiu e fazer parte da solução, com pequenos gestos, gota a gota e lutar pela sobrevivência da biodiversidade no planeta!
O que é que eu posso fazer? Mudar comportamentos
Assumir compromissos