No passado 8 de abril de 2024, as turmas do 7º ano da nossa escola tiveram a oportunidade de participar numa enriquecedora visita de estudo a Vila Velha de Ródão no âmbito das disciplinas de TIC, Geografia, Ciências Naturais, Educação Visual, História e Físico Química. A aventura educativa começou cedo, com todos os alunos e professores a embarcarem no autocarro rumo a esta pitoresca vila, conhecida pela sua rica herança histórica e monumentos geológicos à beira Tejo. A visita foi acompanhada pelo Sr. Jorge Reis do departamento de cultura do município de Vila Velha de Ródão que em muito enriqueceu esta visita. De Referir também que todos os alunos realizaram a visita munidos de desdobrável elaborado pelos professores envolvidos na visita com informações dos locais a visitar assim como de desafios para registos e recolhas de informação em desenhos, fotografias e vídeos.
A primeira paragem foi no Centro de Artes e Biblioteca Municipal de Vila Velha de Ródão. Neste espaço cultural, os alunos tiveram a oportunidade de ver “in loco” dois bem conservados fósseis de árvores do período geológico Miocénico (20 até 5 Milhões de anos) bem como conhecer as diversas atividades que esta biblioteca proporciona aos seus utentes. Esta visita incentivou proporcionando momentos de reflexão e descoberta.
Em seguida, os estudantes dirigiram-se ao Castelo do Rei Wamba, um local de grande valor histórico e paisagístico. Junto á torre, todos ficaram maravilhados com a vista panorâmica sobre o rio Tejo e as paisagens circundantes, aprenderam e praticaram algumas das regras principais para realizar uma boa fotografia. Além disso, foi possível observar a colónia de grifos que nidificam nas escarpas próximas, uma experiência única que despertou grande interesse pelos temas de biologia e ecologia. Puderam ainda escutar e ficar a conhecer a lenda do Rei Wamba.
A aventura continuou com uma emocionante viagem de barco até ao monumento geológico das Portas de Ródão. Durante o passeio, puderam escutar uma gravação explicativa da formação geológica do local e a sua importância natural. Os alunos ficaram fascinados com as imponentes formações rochosas que emergem do rio Tejo, formando uma espécie de portal natural.
A etapa seguinte da visita foi ao sítio arqueológico da Foz do Enxarrique. Este local revelou-se uma verdadeira viagem no tempo, onde os estudantes puderam aprender sobre as descobertas arqueológicas que evidenciam a presença humana na região desde tempos pré-históricos (30 mil anos). A atividade incluiu uma explicação sobre o que foi encontrado no local. Finalizamos a permanecia neste local com uma fotografia de grupo numa bancada panorâmica com vista para as Portas de Ródão.
Após uma manhã repleta de atividades, todos se reuniram para um almoço partilhado em local abrigado e com mesas e cadeiras fornecidas pelo município. Este momento de descanso foi essencial para recarregar energias e fortalecer os laços de amizade entre alunos e professores.
Para finalizar a visita de estudo, as turmas visitaram a fábrica de pasta de papel BIOTEK, visita esta acompanhada pela Sr.ª Eng.ª Cátia Santos que nos fez uma apresentação da fábrica e do processo produtivo e a quem os alunos colocaram diversas perguntas previamente preparadas nas aulas. Durante esta visita, os alunos tiveram a oportunidade de vestir equipamento de proteção, de conhecer de perto processo de produção de pasta de papel, desde a receção da matéria-prima até ao produto final. A explicação técnica sobre os procedimentos e a importância da sustentabilidade no setor industrial foi de grande valor educativo.
A visita de estudo a Vila Velha de Ródão foi um sucesso, pois com a colaboração de todos os envolvidos, proporcionou aos nossos alunos do 7º ano uma experiência multidisciplinar que combinou história, ciência, arte e convivência social. Esta iniciativa demonstrou-se fundamental para complementar o ensino teórico com vivências práticas, estimulando a curiosidade e o espírito crítico dos jovens estudantes.
Aos registos feitos e informação recolhida serão utilizados em trabalhos das diferentes disciplinas envolvidas.
Esperamos que mais visitas de estudo como esta continuem a fazer parte das atividades escolares, enriquecendo o ensino-aprendizagem e fomentando o desenvolvimento integral dos nossos alunos.
Os Professores
Claudino Nunes
Filomena Maia
Helena Jorge
Inês Marcelo
Paula Campos
Paula Carvalho