As OPG são uma iniciativa da Sociedade Geológica de Portugal, com o apoio do Ministério de Educação e Ciência, da generalidade das Universidades Portuguesas, da Agência e Rede Ciência Viva e da International Geoscience Educational Organization.

À semelhança do ano anterior a nossa Escola participou nas OPG, primeiro numa fase escolar, que teve lugar no dia 28 de Janeiro.

Terminada a Fase Escolar das OPG 2017/18, com o apuramento dos três alunos “Olímpicos” de cada Escola seguiu-se a Fase Regional que decorreu em Coimbra, no dia 17 de março no colégio Rainha Santa Isabel. A representar o Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos, estiveram três alunas “Olímpicas”: Ana Pereira e Andreia David, alunas do 11ºA e Mariana Campos, aluna do 12ºA. A prova iniciou-se às 14h30 e continha 40 perguntas sobre os temas de geologia abordados nas aulas. Ao fim de 90 minutos a prova foi dada como encerrada. Neste momento, a professora responsável, Fernanda Filipe e as alunas aguardam os resultados.