Carta aberta aos estudantes do AEFV
Hoje, Dia Mundial da Alimentação, é um momento para reflectires se a alimentação e as bebidas que consomes favorecem e protegem a tua saúde.
És diariamente bombardeado(a) por uma publicidade enganosa que, com artes sofisticadas e alguns truques, procura tornar-te um grande consumidor dos produtos que interessa impingir, tais como: bebidas alcoólicas (como a cerveja, bebidas brancas e/ou espirituosas, …), bebidas açucaradas (como os refrigerantes), alimentos salgados e gordurosos (como os hambúrgueres, as pizzas, os folhados, …), mas também alimentos açucarados (como os bolos, as bolachas, …). Estes alimentos altamente calóricos, isto é, ricos em energia, são responsáveis por desequilíbrios alimentares que se vão reflectir frequentemente em obesidade, diabetes e outros problemas graves de saúde.
Em contradição, esta mesma sociedade de consumo, depois de te levar a consumir as suas “maravilhas”, vai exigir-te que tenhas um corpo bonito, esbelto, robusto e saudável.
És uma dupla vítima desta mesma sociedade consumista, pois pagas e, por vezes, bem, por produtos que te “sugerem” para comer e beber e depois irás ter que pagar pelos medicamentos para combateres as doenças e os “males” provocados por esses falsos alimentos.
Pensa nisto.
Já agora, aproveita e come a sopa, a salada e a fruta que te são fornecidas pela Escola, pois estas apenas te poderão fazer bem!
Figueiró dos Vinhos, 16 de Outubro de 2018
Projeto de Educação para a Saúde