A FAO, através do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) celebra este ano, a promoção de uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível para todos. Todos os países, decisores políticos, empresas privadas, sociedade civil em conjunto com todos nós, podem tomar medidas alcançar um alimentação saudável e a fome zero.
Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal.
O nosso Agrupamento assinalou a data com a construção de uma Roda dos Alimentos em 3D.
A Roda dos Alimentos surgiu em 1977 durante a campanha “Saber comer é saber viver” e em 2003 foi reestruturada devido à evolução dos conhecimentos científicos e à alteração clara dos hábitos alimentares dos portugueses.
Este projeto foi desenvolvido ao abrigo do programa Saúde XXI, através de um protocolo entre a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e o Instituto do Consumidor.
A Nova Roda dos Alimentos é constituída por 7 grupos de alimentos, os quais foram agrupados de acordo com as suas semelhanças e caraterísticas nutricionais, somando-se a água no centro. Além disso, a Roda estabelece porções diárias recomendadas e equivalentes entre os alimentos.
A Roda é uma ilustração gráfica que pretende ajudar a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte de um dia alimentar saudável. O seu formato em forma de roda pode ser facilmente identificado e associado a um prato vulgarmente utilizado e, para além disso, não hierarquiza os alimentos.
Participaram todas as turmas do terceiro ciclo e cada uma foi responsável por um setor. Assim, a nossa roda foi construída com materiais muito diversificados e está exposta no refeitório da Escola Secundária.
Pretende ser mais que um elemento de decoração e a sua presença no refeitório visa o alertar constante para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

A equipa PES,
Fernanda Filipe