A filosofia tem um dia comemorativo. É a terceira quinta-feira do mês de novembro que, neste ano de 2019, foi a 21. Esta data foi definida pela UNESCO, por acreditar no valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, destacando a sua importância na estimulação do pensamento crítico e independente, ajudando, também, a dar sentido à vida.

Foi assim que, uma vez mais, O Grupo de Filosofia, em articulação com a Biblioteca Escolar, assinalou esta data, na Escola Secundária do AEFV, convidando os alunos do Ensino Secundário (10º e 11º anos) a desenvolverem a reflexão filosófica e a construírem pensamentos autónomos.

E como concretizaram este desafio? Debruçaram-se sobre o seu Eu e “deram à luz” pensamentos filosóficos, que se encontram no livro “Saborear a Filosofia” (disponível na Biblioteca da Escola Secundária) e afixados por toda a escola, de modo a despertar a Comunidade Educativa para a importância do pensamento crítico.

E porque “Espelhos mostram aparências e pensamentos refletem essências” os alunos ainda participaram, com entusiasmo e empenho, no debate reflexivo cujo mote foi “Saborear a Filosofia”.

Esta atividade, para além de ter proporcionado aos alunos o exercício pessoal da razão, o aprofundamento do raciocínio e das capacidades de questionamento e reflexão, também contribuiu para o desenvolvimento de competências consideradas imprescindíveis à construção de uma cidadania ativa, através da cooperação e interacção entre alunos.

Continuemos a ser Nós, mas com os Outros.

O Grupo de Filosofia