No passado dia 16 de janeiro, os alunos da Turma do 10º A e alguns alunos do 11º B, participaram numa Visita de Estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Biologia e Geologia, Filosofia, Física e Química A, Geografia e Português, implementando-se, desta forma, um momento de Articulação Curricular importante, iniciativa esta que configura boas práticas.
Visitaram o Museu Nacional de História Natural, o Espaço Europa (Jean Monnet) e assistiram à Peça de Teatro “Farsa de Inês Pereira” .Os objetivos gerais e os definidos em cada disciplina foram concretizados, reforçando, assim, a importância da aprendizagem em contextos não formais.
De facto, esta Visita de Estudo revelou-se de extrema importância e foi muito interessante, não só pelo facto de ter proporcionado aos alunos uma aula fora do contexto normal e formal, mas também porque esta forma de adquirir mais conhecimentos e fruir bens culturais ajudou a desenvolver a capacidade de reflexão, a sensibilidade e o juízo crítico, bem como a autonomia pessoal e a clarificação de valores, dimensões cruciais no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento. Esta Área Transversal do currículo visa a concretização de saberes, através de atividades e projetos multidisciplinares, e a formação pessoal e social dos alunos. Organizadas neste contexto, as visitas de estudo têm, progressivamente, acentuado o seu caráter interdisciplinar. Uma mesma realidade é suscetível de ser abordada em diferentes perspetivas, tornando-se mais fácil para os alunos compreender, no concreto, que os conhecimentos não são compartimentados.