5 de junho, Dia Mundial do Ambiente

A celebração do Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho, tem como objetivo sensibilizar todos e cada um de nós para a importância de tomarmos medidas para a proteção e preservação do ambiente, tendo como intuito a diminuição da pegada ecológica de cada um. Escolheu-se o dia 5 de junho para festejar a data, pois marca o dia em que teve início a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Para celebrar este dia, e no âmbito do projeto Eco – Escolas, os alunos do CAA, da escola secundária, apesar do período de isolamento (como medida de combate à pandemia Covid-19) elaboraram uma maquete sob a orientação das docentes Ana Guiomar, Ana Valente e Paula Arnauth e com o apoio dos respetivos encarregados de Educação, Renato Godinho e Vanessa Santos.
Para a elaboração desta maquete os alunos reutilizaram materiais, usando cartões, revistas, folhetos, materiais da natureza entre outros, fazendo um apelo à produção das energias renováveis, à separação correta dos resíduos, à florestação, em suma, a um ambiente limpo e saudável.
Na impossibilidade destes alunos darem continuidade à horta biológica na escola, fizeram as suas plantações em casa, aproveitando, agora, a Maquete para as transplantarem.
A preservação da Natureza e a Sustentabilidade do Planeta deve ser uma preocupação constante de todos e a escola tem um importante contributo a dar aos mais jovens, no sentido de os sensibilizar para os problemas ambientais que estão a colocar em risco a VIDA no PLANETA. Pelo que, a Educação Ambiental deve começar desde muito cedo, pois quanto mais cedo abordarmos o tema e consciencializarmos as crianças, maiores serão as possibilidades de os inspirar, de os sensibilizar para práticas amigas do ambiente.
Ainda neste âmbito, estes alunos, sob a orientação das referidas docentes e com a colaboração dos encarregados de educação aceitaram uma das propostas da ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa para celebrar a Semana do Ambiente (no campo da alimentação saudável e sustentável) e confecionaram uma receita saudável de Brigadeiros Nutritivos, da nutricionista Bárbara Oliveira-#BrigadeirosDaBárbara.
A distância não impediu estes jovens de participar com empenho e entusiasmo na realização de tarefas em prol de um Planeta Sustentável.

As docentes
Ana Guiomar
Ana Valente
Paula Arnauth