Na impossibilidade de se deslocarem ao Jardim de Infância para mais uma vez se assinalar o “Dia Internacional dos Direitos das Crianças”, a 20 de novembro, os alunos com medidas seletivas e adicionais, de suporte à aprendizagem e à inclusão, da Escola Básica José Malhoa e da Escola Secundária, orientados pelas docentes de Educação Especial e pelas Assistentes Operacionais afetas às salas do CAA, não quiseram deixar passar em branco este dia.
Na Escola Básica José Malhoa os alunos deram asas à imaginação e à criatividade e decoraram imagens de meninos do mundo com os seus trajes tradicionais. Esta atividade, para além de constar do PAA, insere-se também no DAC que está a ser desenvolvido pelos alunos do 5ºano alusivo aos continentes e países. As ilustrações, com a referência aos Direitos das Crianças, serão colocadas num mural com o mapa mundo a ser pintado na sala de alunos da EBJM contribuindo deste modo para o embelezamento do espaço escolar e para que todos possam apreciar os belos trabalhos realizados pelos alunos e interiorizar os direitos de todas as crianças do mundo.
Os alunos da Escola Secundária elaboraram Cataventos com os Direitos que deviam ser usufruídos por todos as crianças do mundo, oferecendo-os a cada um dos Jardins de Infância do concelho.
Apesar da pandemia do Covid 19, no presente ano letivo, não ter permitido momentos de socialização e de convívio entre as crianças do pré-escolar e os alunos mais velhos, estas atividades visaram, mais uma vez, fomentar a sensibilização para este tema, dado que estes Direitos continuam a não ser respeitados em algumas áreas do mundo. As probabilidades continuam a ser poucas para as crianças que vivem em situações mais vulneráveis e de exclusão, colocando em risco os Direitos de milhões de crianças.

As professoras de Educação Especial e as Assistentes Operacionais do CAA do AEFV