Ao estudar Geologia começamos a compreender o quanto dependemos da geosfera para habitarmos o nosso planeta, além de suporte de Vida, este subsistema fornece-nos todo um conjunto de recursos e energia.
Direta ou indiretamente dependemos dos recursos geológicos de uma forma sistemática no nosso quotidiano. Afinal, a história da humanidade está intrinsecamente ligada à exploração dos recursos naturais e não é por acaso que a pré-história é dividida em idade da pedra, do bronze e do ferro.
Se olharmos à nossa volta e questionarmos: Quantos objetos de utilização diária estão ligados à exploração de um recurso geológico? A resposta é: todos! E todos, sem exceção, acarretam algum tipo de impacto sobre o planeta.
Todos os objetos são fabricados a partir de recursos naturais finitos, cuja exploração deve ser controlada pois a Terra é um sistema fechado e não temos um planeta B para nos fornecer esses recursos não renováveis.
Assim, nesta época resolvemos fazer um tributo aos recursos geológicos e elaboramos pequenos “presépios”. Trabalhamos em grupo, partilhamos ideias e ao mesmo tempo estudamos as rochas e os minerais que estávamos a usar: temos famílias metamórficas, magmáticas e até sedimentares, mas também temos famílias híbridas, sem preconceitos, num verdadeiro espirito de união!
Votos de um Feliz Natal e 2021 Sustentável!!!

As turmas 10º A e 11ºA, disciplina de Biologia e Geologia (Profª Fernanda Filipe)