O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia 22 de março. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, teve por objetivo promover a reflexão e discussão sobre os problemas relacionados com os recursos hídricos. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo que «Valorizar a água» é o de 2021.
Neste dia, realiza-se a campanha a H2Off – Hora de fechar a torneira. Esta campanha, de âmbito nacional, pretende mobilizar as pessoas a não abrirem as torneiras das 22 às 23 horas, de forma a tomarem consciência da importância deste bem para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e a contaminação e a sua preservação e gestão.
De modo a assinalar este Dia, os alunos do CAA, da Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos, apresentaram uma maquete com o ciclo da água, onde, através de gotas de água ilustradas, demonstraram experiências realizadas, com a genuína intenção de apelarem à preservação deste bem tão precioso. Esta atividade foi realizada no âmbito da Área Substitutiva, Mundo Atual e Defesa de Direitos e do projeto Eco -Escolas, com a colaboração das Áreas, Artes e Tecnologias, Português Adaptado, Vida em Casa e na Comunidade e, ainda, em articulação com a disciplina de Geografia.
As professoras Ana Paula Guiomar, Ana Maria Valente, Mónica Duarte e Paula Arnauth