A filosofia tem um dia comemorativo. É sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro.
“Esta data foi definida pela UNESCO, por acreditar no valor duradouro da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano para cada cultura e cada indivíduo”.
“Para além de ser uma disciplina, a filosofia é também uma prática quotidiana que pode transformar as sociedades e estimular o diálogo entre culturas. Despertando o exercício do pensamento e do confronto racional de opiniões, a filosofia ajuda a construir uma sociedade mais tolerante e respeitadora. Desta maneira, permite compreender e trazer uma resposta aos grandes desafios contemporâneos, criando as condições intelectuais para a mudança”.
Ora, este dia pertence a todos aqueles que cuidam da filosofia e a apreciam e por isso, uma vez mais, o Grupo de Filosofia, em articulação com a o Plano Cultural de Escola, GICA (Grupo de Intervenção Cultural e Artística do AEFV) e a Biblioteca Escolar, assinalou esta data, na Escola Secundária do AEFV, estimulando os alunos do 3º Ciclo ( 9º ano) e do Ensino Secundário (10º e 11º anos) a desenvolverem o seu espírito crítico e a comprometerem-se com a ARTE de Filosofar.
E como se concretizou este desafio?
Orientados pelo mote, Filosofia com Arte e motivados pelo espírito filosófico, os alunos das turmas A e alguns da turma B, do 10º ano, bem como a maioria dos alunos do 11º A, desenvolveram várias atividades: Filosofia em Palco (com a atuação do GICA); Filosofia Ritmada; Filosofia em Carvão; Filosofia em Palavras; Questionar a Filosofia e Brincar à Filosofia. A apresentação e dinamização ficou a cargo de alguns alunos do 11º A, levada a efeito, na parte da tarde do passado dia 18 de novembro, no Refeitório da Escola Secundária (cumprindo o plano de Contingência do AEFV, tendo em conta a situação pandémica).
Se a atividade foi concebida para estimular a reflexão, contando com a participação das turmas do 9ºano, 10º e 11º anos, destaca-se, contudo, o forte envolvimento de alguns alunos, uma vez que se entregaram com dedicação e empenho, não apenas à idealização das atividades, bem como à concretização das mesmas. Eles sabem quem são !!! E, por isso, merecem o meu e nosso APLAUSO!
Na avaliação realizada à atividade, a maioria avaliou-a com Muito Bom e voltariam a participar, caso houvesse essa oportunidade.
Por fim, é de realçar que, para além de ter permitido exercitar a razão, o aprofundamento do raciocínio e das capacidades de questionamento e reflexão, esta atividade também contribuiu para o desenvolvimento de competências consideradas imprescindíveis à construção de uma cidadania ativa, através da cooperação e interação entre alunos, numa lógica de problematizar: (Com) quem somos nós?
18 de novembro de 2021
Dulce Paiva