A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.
Timidamente a saúde mental ganhou um estatuto muito importante nas nossas vidas.
Sempre esteve presente na definição, mas o bem estar físico e social dominavam e eram melhor entendidos.
O nosso agrupamento sempre deu muita importância ao bem estar psicológico dos alunos e as parcerias estabelecidas têm permitido a implementação de projetos nos quais o desenvolvimento de competências sócio-emocionais são prioridade.
Este ano os projetos “Eu e os Outros”, dinamizado pela Dra Elsa Oliveira (Psicóloga da Santa Casa da Misericórdia), “Mais contigo”, da responsabilidade da Enfª Cristina Agostinho (ELSE), “Adolescer com sentido” (Instituto Politécnico de Leiria) e ainda a realização de sessão de sensibilização pela Equipa Saúde Mental Comunitária vêm reforçar a importância do bem estar pleno dos nossos alunos.
No dia 12 de março assinalou-se o “Dia Mais Contigo” e ao longo da semana de 14 a 18 de março foram levadas a cabo um conjunto de ações que culminaram com uma aula de dança orientada pela professora Ana Esteves (Santa Casa da Misericórdia) dirigida a todos os alunos em projeto («Mais Contigo» e «Eu e os Outros»), mas também alargada a todas os alunos interessados.
A Coordenadora do Projeto PES,
Fernanda Filipe