No dia 18 de outubro, algumas associações e clubes/projetos participaram na atividade “ A Comunidade Vem À Escola ”. E nós, alunos do 8º ano, fomos desafiados pela nossa professora de Português a fazer a reportagem deste evento que muito animou o agrupamento.
Não podendo abordar nesta reportagem todos os participantes, deixamos aqui nota de alguns testemunhos.
Associações participantes na atividade
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos; Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos; Filarmónica Figueiroense; Liga Portuguesa Contra o Cancro – GVCFV; Pegadas e Bigodes – Associação Amiga dos Animais; Grupo de Escuteiros de Figueiró dos Vinhos
Clubes Escolares: Clube de BemEstar; Oficina de Teatro; Clube de Ciência Viva; Clube de Robótica;Clube de Leitura; GICA; Clube das Artes; Clube de Música; EcoEscolas
Inicialmente esta atividade, coordenada pela psicóloga Dina Oliveira, deveria acontecer no recinto escolar e, para esse, efeito foram montadas tendas de exposição gentilmente cedidas pela Câmara Municipal. Contudo, os céus não nos favoreceram e foi necessário mudar para o recinto abrigado do pavilhão da cantina escolar. Apesar deste imprevisto, todas as instituições e clubes da escola encontraram um “cantinho” para poderem receber os seus visitantes.
Que bem nos sentimos aqui!
Sem dúvida que um dos espaços mais concorridos foi o do Clube do BemEstar, onde os alunos que surgiam foram convidados a fazer um jogo muito interessante ou podiam relaxar, pintando umas mandalas. O Clube do BemEstar é um espaço onde as crianças, jovens e também adultos podem desenvolver competências sociais e trabalhar o seu bem estar para poderem desempenhar as suas funções de forma mais feliz e mas consistente.
Hora de dramatizar!
Fizemos uma visita à oficina de teatro que, sendo uma atividade extracurricular, é uma espécie de clube de teatro que funciona com várias turmas do agrupamento, consoante as idades, e o objetivo é ter sessões semanais de expressão dramática para os alunos aprenderem a explorar artisticamente algumas formas de pensar de pensar o mundo e se poderem exprimir dessa forma e até para se sentirem mais à vontade quando têm de fazer uma apresentação oral. Perguntámos a Sofia Coelho (monitora de expressão dramática) o que acha deste evento, tendo respondido “que é uma iniciativa muito interessante para todos os grupos de pessoas que frequentam a escola, quer seja para vocês alunos, para os professores, para os encarregados de educação, para os funcionários, porque que permite que vocês conheçam as ofertas da escola, e decidam se querem ou não frequentar, porque às vezes podem dizer que não há nada na escola e esta feira permite que vocês saibam o que acontece e podem ver se há coisas dentro do vosso gosto.”
Visita ao Quartel
Visitamos o expositor dos Bombeiros e falámos com o sr. Comandante que nos explicou que as valências da instituição vão desde do resgate e salvamento de pessoas, passando pelas emergências pré-hospitalares e pelos incêndios urbanos e florestais. Questionámo-lo acerca dos objetivos da ação dos Bombeiros na escola e damos a conhecer as suas palavras: “a nossa presença aqui, a convite da escola, foi mostrar o que os bombeiros são e fazem e, principalmente, incentivar os jovens como vocês a inscreverem-se, no futuro, como bombeiros. Esse é, sem dúvida, um dos nossos grandes objetivos.”
Claro que todos quiseram fazer uma visita ao camião dos bombeiros que se encontrava ao lado da cantina!
Passa-me a bola ou o tabuleiro do xadrez…
Fizemos também uma paragem na Associação Desportiva Figueiró do Vinhos ( ADFV) e falámos com a coordenadora do futebol de formação, Sandrina Batista, que nos informou estão inscritos à volta de 100 atletas, um número bastante alto para a população infanto-juvenil nosso concelho. Quem quiser aprender a jogar xadrez, fazer Karaté, natação ou outros desportos também os poderão fazer nesta associação. Vamos lá a puxar pelo corpo e pelos vossos neurónios!
Liga-te à vida
Dos vários projetos que visitámos, um dos que consideramos muito importantes é a Liga Contra o Cancro devido ao trabalho tão meritório que vem desenvolvendo no sentido de ajudar os doentes com esta doença terrível. O seu trabalho consiste na educação para a saúde e campanhas para a prevenção do cancro. Conversamos um pouco com a Senhora Maria Manuela Conceição Pereira Santos, membro da Liga Contra o Cancro e perguntámos-lhe que conselho poderia dar aos jovens, ao que nos respondeu “uma alimentação saudável e algum cuidado com o sol.”
“Pegadas e Bigodes”
Na nossa percepção, uma das associações que chamou mais a atenção dos jovens foi a do voluntariado para animais “Pegadas e Bigodes”. Raquel, uma das voluntárias responsáveis, referiu que “podemos aprender com os animais a ser melhores e a fazer coisas melhores, todos juntos”. É muito importante sermos solidários, também com os animais!
Os repórteres do 8º A e B consideram que o evento “A Comunidade vem a Escola” foi um sucesso, demonstrando o potencial de uma aprendizagem ativa. Esta atividade deu a conhecer aos alunos e aos restantes visitantes as diferentes associações e organizações, bem como as variadas atividades extracurriculares disponíveis na escola. É muito bom quando a comunidade se une em prol da educação! Esperamos que, no próximo ano, mais instituições e mais visitantes participem!