Visita de estudo a Madrid entre os dias 25 e 27 de abril – Turmas dos 10.º e 11.º anos do Agrupamento

 A chegada dos alunos às 04:45 é feita de entusiasmo e emoção. Todos querem entrar no autocarro para ocupar o lugar junto do amigo ou da amiga mais chegado(a). Depois das despedidas, partimos rumo à capital espanhola.

A viagem decorreu tranquilamente, com algumas paragens para aconchegar o estômago e esticar as pernas.

 

 

Por volta da hora do almoço, chegámos ao nosso destino e realizamos um percurso a pé pela Madrid de los  Austrias: Plaza Mayor,

 

Mercado de San Miguel (onde ficamos extasiados com a diversidade e colorido das famosas “Tapas”)

Catedral de Almudena (templo belíssimo, construído entre o século XIX e XX, e que aloja os padroeiros da cidade: a Virgem de La Almudena e San Isidro Labrador)

e Palácio Real (embora não seja habitado pelos atuais monarcas, o recinto permanece como a residência oficial dos reis).

No final do dia, fomos para o hotel Galaico descansar e restabelecer forças para o dia seguinte.

No segundo dia de manhã, podemos contar com o acompanhamento de um simpático guia local (ainda que, curiosamente, fosse húngaro) que nos mostrou e explicou a origem do Templo de Debod,

um templo egípcio com mais de 2000 anos que foi oferecido a Espanha pela Unesco pelo contributo do país na proteção de monumentos egípcios da inundação, devido à construção da nova represa de Assuão. De seguida, ainda acompanhados pelo guia, pudemos conhecer o Paseo de la Castellana

e os seus pontos mais emblemáticos, terminando o trajeto no Estádio Santiago Bernabéu, o que para muitos constituiu um dos momentos altos da visita.

O almoço foi um momento de alegre convívio e um meio de restaurar forças para a tarde cultural que se avizinhava.

Às 15:30 tínhamos encontro marcado com um dos museus de arte contemporânea mais importantes do mundo: o Museo Reina Sofia. Aí, tivemos o privilégio de desfrutar das obras dos geniais Pablo Picasso (a visão do seu quadro maior, “Guernica”, causou grande impressão nos nossos jovens estudantes), Salvador Dali ou Juan Miró.

No final da tarde, pudemos ainda visitar a famosa estação de comboios de Atocha com o seu famoso Jardim Tropical (constituído por mais de 500 espécies vegetais de países como a Índia, China ou Austrália.).

 Atocha foi um dos lugares onde, no dia 11 de março de 2004, explodiram as bombas do maior atentado terrorista da história da Espanha.

Regressamos ao hotel para passar a nossa última noite de convívio.

Como tal, depois do jantar, fomos dar um pequeno passeio nas imediações do hotel, que nos proporcionou sempre um excelente e variado pequeno almoço

No último dia da nossa viagem, estávamos empolgadíssimos para passar um dia emocionante no Parque Warner Madrid, onde as personagens da Liga da Justiça e os divertidos Looney Tunes estavam à nossa espera. Passamos o dia de forma muito divertida e eufórica e elegemos como a atração mais fascinante e radical o Batman Gotham City Escape.

Pelas 18:00 horas, entramos no autocarro de regresso ao nosso país, cansadíssimos, mas trazendo na bagagem muitas memórias inesquecíveis vividas entre companheiros na terra de “nuestros hermanos”.

¡Hasta siempre!

Participaram nesta visita as disciplinas de Espanhol, Filosofia, Física  e Química A, Geografia, Português e  História, entrecruzando-se com a área transversal de Cidadania e Desenvolvimento.