Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a nossa escola encheu-se de tradição e sabor para celebrar “La Chandeleur”, também conhecida como a “Festa das Candeias”. Esta festa tradicional e de cariz cultural, é um evento muito especial em França e noutros países francófonos, assinalando uma tradição francesa com o envolvimento de toda a comunidade escolar.
A origem desta celebração remonta à Antiguidade Romana, quando se realizavam festas em honra do deus Pan. Mais tarde, no século XIV, a festividade passou a estar associada a Nossa Senhora das Candeias. Realizada sempre 40 dias após o Natal, no dia 2 de fevereiro, esta festa simboliza o fim dos dias escuros do inverno e a esperança de um período mais luminoso e próspero com a chegada da primavera.
Atualmente, a tradição está associada à confeção de crepes, um símbolo de prosperidade e sorte. Ao longo do dia, os alunos do 7.º e 9.º anos, sob a supervisão da professora de Francês, dedicaram-se à preparação dos crepes, que foram apreciados como lanche e sobremesa. Esta experiência não só proporcionou um momento de diversão e aprendizagem gastronómica, como também permitiu que os alunos conhecessem melhor a cultura francesa e a de outros países francófonos, como a Bélgica, o Canadá e a Suíça, onde a Chandeleur também é celebrada.
O evento foi um sucesso e reforçou a importância de preservar e partilhar tradições culturais, incentivando o interesse dos alunos pela língua e pela cultura francesa de uma forma interativa e saborosa!
Um especial agradecimento à Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos pelo generoso fornecimento dos ingredientes necessários para a confeção dos crepes, bem como dos variados recheios e coberturas que tornaram a degustação ainda mais doce. Merci beaucoup! Vive la Chandeleur!