Semáforo Nutricional dos Alunos do 1º e 2º ciclos da escolha EB2 José Malhoa

Durante o 2º período iniciou-se a realização de um semáforo nutricional durante as sessões de educação alimentar com os alunos do 1º e 2º ciclos do nosso agrupamento. Inicialmente, cada aluno foi desafiado a desenhar um alimento, sem saber qual seria o objetivo desse desenho. Posteriormente realizou-se uma sessão de educação alimentar sobre rotulagem alimentar onde se abordou o tema do semáforo nutricional. Nessa sessão, as crianças ficaram a conhecer esta ferramenta de rotulagem alimentar e conseguiram perceber em que zona do semáforo (verde, amarelo, vermelho) se localizava o seu alimento. Futuramente pretende-se que o semáforo seja afixado no refeitório escolar para que os alunos possam perceber diariamente que alimentos devem consumir todos os dias, aqueles que devem ser consumidos às vezes e os alimentos que só devem ingerir em ocasiões especiais.

Nas aldeias Arega e Almofala também se criaram semáforos nutricionais que foram afixados no refeitório de cada escola, assim como nos jardins de infância.