No âmbito da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, os alunos dos 7º, 8º, um aluno do 10º ano e os alunos do 11º A da Escola Secundária, desenvolveram atividades alusivas ao tema, com o objetivo de promoverem o conhecimento dos Direitos Humanos, bem como reconhecer e sensibilizar para a sua importância.
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento os alunos dinamizaram duas atividades “Desenha-me uma Palavra” e “Flower Power”, sob a orientação das docentes da disciplina. Também os alunos do CAA, em áreas curriculares substitutivas e sob a orientação das docentes de Educação Especial e da assistente operacional afeta à sala, elaboraram um painel da Diversidade Humana e Cultural. Quanto à Turma do 11º A, os alunos e, na Área Transversal de Cidadania e Desenvolvimento e em articulação com a disciplina de Filosofia, desenvolveram ensaios filosóficos relativos ao Ensaio “O MEDO” de José Gil .
Esta celebração, dinamizada em articulação com a Biblioteca Escolar, pretendeu passar a mensagem de que deveremos ser mais interventivos na promoção e Defesa dos Direitos Humanos, no sentido de haver uma educação cívica e consequente responsabilização na aplicação da “máxima” TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS.
Porque razão os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada a 10 de dezembro de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, continuam a ser discriminados e não a promover a igualdade entre todos os cidadãos do Mundo?

 

As docentes Ana Guiomar; Ana Valente; Dulce Paiva; Helena Jorge; Mónica Duarte e Paula Arnauth

A Assistente Operacional-Leonor Coelho